redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 20 de março de 2025.

todos em ação contra a dengue!

Mesmo com menor número de notificações em três anos, Prefeitura coloca em prática ações contra o mosquito da dengue

Por Gilson Giordano em 13/03/2025 às 14:54

Formado por funcionários qualificados e especializado, o mutirão foi iniciado nesta segunda-feira na Capital de MS (foto: Divulgação)

Os bairros Aero Rancho, com mais de 36 mil moradores e Alves Pereira, onde residem aproximadamente 16 mil pessoas, fazem parte da lista da Prefeitura Municipal que, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), decidiu implantar o antigo adágio popular, “cortar o pela raiz”, quanto ao combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses.

De acordo com o boletim divulgado pela Sesau nesta terça-feira (12), a Capital possui, até o dia 08 de março, 1030 notificações de dengue, número significativamente inferior aos anos anteriores, onde este quantitativo era registrado somente em janeiro ou fevereiro.

Mesmo com o menor registro de notificações de dengue em três anos, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações de combate à doença que tem registrado alguns óbitos.

Meu Bairro Limpo 

Neste ano adotou-se uma modalidade inovadora para o “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação Contra a Dengue”, onde serão realizadas ações de combate ao mosquito simultaneamente. Conforme a programação, no primeiro momento, serão realizadas visitações domiciliares nas sete regiões urbanas do município para remoção de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

A primeira fase, foi realizada nesta segunda-feira (10), cuja previsão para a conclusão é neste sábado (15).

O bairro Aero Rancho é um dos locais onde a força tarefa está agindo e colocando em prática as ações do programa “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação Contra a Dengue”.

“Nós percebemos que o trabalho de controle de vetores tem sido muito eficiente desde 2021, porque nosso último decreto de emergência foi em 2020. Muita gente atribui essa eficiência ao Wolbachia, mas precisamos lembrar que essa é uma ferramenta complementar, o descarte adequado de possíveis criadouros ainda é a melhor forma de combate ao Aedes, e esse serviço está sendo realizado com primor pela nossa equipe”, comenta a superintendente de vigilância em saúde e ambiental, Veruska Lahdo.

O coordenador de combate a endemias vetoriais, Vagner Ricardo dos Santos, reforça que a intensificação das ações é uma estratégia para evitar que o município passe por um novo cenário de epidemia.

“Nós não precisamos esperar que uma região apresente altos índices de infestações para começar a agir no combate ao vetor, é necessário nos antecipar, caso contrário a mobilização precisa ser muito maior”, reforça.

A partir desta segunda-feira (17), será iniciada a 2ª etapa da primeira fase do programa e nela, consta a inclusão do bairro Alves Pereira.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões